PARA EMAGRECER NÃO PRECISA PARAR DE COMER!

Por portal nutri

Muitas pessoas levam ao extremo o fato de querer emagrecer rápido fazendo longos períodos de jejum, principalmente após um dia de muita comilança.

Mas ficar muito tempo sem se alimentar pode dificultar a perda de peso. Isso mesmo! Passar muito tempo em jejum, ao invés de ajudar a emagrecer desacelera o metabolismo fazendo com que o processo de emagrecimento se torne mais lento e difícil.

Regimes, dietas e restrições alimentares podem desencadear episódios de exagero e compulsão alimentar e até mesmo o desenvolvimento de transtornos alimentares. Além disso, ficar sem comer muitas horas vai aumentar seu apetite e fazer com que você coma mais ou erre na escolha do tipo do alimento na próxima refeição.

No início pode haver perda de peso, mas será de músculo e não gordura e você irá se sentir com fadiga e sem energia. Se você perde músculo e água, o seu metabolismo fica lento e poderá sofrer também com o efeito sanfona. 

É obrigatório comer de 3 em 3 horas?

Não! Deve-se comer quando sentir fome. O corpo possui suas necessidades fisiológicas adaptadas de acordo com cada organismo, cada qual com sua rotina e individualidade.

 

Refeições com maior frequência e menor volume durante o dia é uma boa estratégia?

Não! É importante comer até se sentir satisfeito e com alimentos nutritivos e que tragam saciedade. Sem passar fome ou restrições.

Não ignore os sinais de fome de seu corpo! Fazer três refeições principais ao dia e incluir um lanchinho saudável entre elas é uma maneira para controlar a fome e se alimentar melhor.

Mas então o que devo fazer?

Você deve fechar a boca sim! Mas para alimentos que não contribuam para a saúde e emagrecimento saudável como açúcares, gorduras ruins, carboidratos simples e industrializados.

O ideal é fazer uma reeducação alimentar que abranja a quantidade e a qualidade de alimentos que devem ser ingeridos no dia.

Ou seja, não precisa parar de comer! Só precisa saber escolher e adequar às quantidades!

Thiara França.
Nutricionista funcional em obesidade e síndrome metabólica.
Especialista em materno infantil.

Siga no insta: http://instagram.com/nutri_thiarafranca

Gostou dessas dicas? Para receber mais conteúdo gratuito e de qualidade siga-nos em nossas redes sociais: