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MacroemicroNutrientes

Entenda micro e macronutrientes

Você já ouviu falar sobre micro e macronutrientes? Parece algo difícil à primeira vista, não é mesmo?

Entretanto, esteja ciente de que diariamente você consegue esses macros e micronutrientes.

Isso porque, eles estão presentes no cardápio das pessoas que adotam uma alimentação balanceada.

Afinal, eles são essenciais para o funcionamento do organismo, fornecendo mais saúde para o seu corpo.

Em vista disso, entenda um pouco mais sobre micro e macronutrientes abaixo.

Micronutrientes

Os micronutrientes consistem em minerais e vitaminas que são importantes para o funcionamento correto do corpo.

Assim, eles precisam ser consumidos em quantidades pequenas diariamente.

Dentre esses micronutrientes estão:

  • Cobre – melhora a imunidade;
  • Ferro – ajuda a transportar o oxigênio no sangue;
  • Cálcio – atua no fortalecimento e formação dos dentes e ossos;
  • Magnésio – proporcionam reações de energia, aumento do sistema imunológico e coagulação sanguínea;
  • Potássio – atua nas células;
  • Zinco – atua na formação dos músculos;
  • Fósforo – participa da produção de energia.

Agora você deve estar se perguntando: mas onde eu encontro esses micronutrientes. Veja abaixo:

  • Leguminosas, como feijão, ervilha, grão de bico, dentre outros;
  • Carnes vermelhas;
  • Frutos do mar;
  • Rabanete
  • Cereais;
  • Frutas;
  • Leite e derivados;
  • Beterraba;
  • Mandioca;
  • Folhas verdes.

Macronutrientes

Os macronutrientes são os nutrientes essenciais e fundamentais para o desenvolvimento e manutenção do organismo.

Por conta disso, eles precisam ser consumidos em uma quantidade maior do que os micronutrientes.

Assim, os macronutrientes são: proteínas, lipídios e carboidratos. Onde cada um apresenta um papel importante. Entenda!

Proteínas

As proteínas funcionam como reconstrutoras e também reparadoras, ou seja, ajudam na construção da massa magra e na manutenção das funções metabólicas e fisiológicas.

As proteínas são encontradas:

  • Queijo;
  • Iogurte;
  • Leite;
  • Carne de frango;
  • Soja;
  • Lentilhas.

Lipídios

Já os lipídios são as chamadas gorduras e trabalham também no fornecimento de energia.

Além disso, no corpo masculino eles são essenciais para produção da testosterona.

Assim, você pode encontrar lipídios nos seguintes alimentos:

  • Óleos vegetais;
  • Margarina e manteiga;
  • Gordura presente em leites e carnes;
  • Oleaginosas, como amêndoas e castanhas.

Carboidratos

Os carboidratos, por exemplo, são chamados de combustível para o organismo.

Isso porque, eles fornecem energia para o funcionamento do corpo e sem eles você não consegue fazer qualquer tipo de atividade.

Dentre os alimentos ricos em carboidratos bons estão:

  • Batata doce;
  • Inhame;
  • Pão integral;
  • Macarrão integral;
  • Arroz branco ou integra;
  • Quinoa;
  • Aveia.

Conclusão

Entendeu agora o que são micro e macronutrientes? Sabe então a importância de cada um deles na sua alimentação?

Portanto, comece hoje mesmo a adotar uma dieta balanceada para ter mais saúde.